Mais do que meros algarismos que servem para nos situarmos nos dias, no mês, no ano e na nossa idade, os números são mais do que conceitos que servem para a gente se localizar no espaço e no tempo, no comprimento e na largura das pessoas.
Desde a antiga Grécia, quando Pitágoras e outros filósofos fizeram da matemática não apenas uma ciência, mas algo quase místico, os números se tornaram códigos que hoje são imprescindíveis até mesmo no universo da tecnologia.
Os números são as palavras que a matemática usa para falar com a gente, mas você sabe qual é o significado dos números no nosso cotidiano? Você sabe por que deve ter o famoso número de CPF, como as casas são numeradas, entre outros detalhes?

Números e os seus significados

CPF

O significado dos números do CPF
No caso do CPF, por exemplo, o nosso famoso Cadastro de Pessoa Física, os números contidos nele possuem funções específicas. São ao todo 11 algarismos onde os dois últimos são dígitos que possuem caráter de verificação, ou seja, estão ali para verificar se os nove números anteriores foram escritos de forma correta. Já o dígito anterior, que é o terceiro algarismo localizado da direita para esquerda, corresponde ao número do Estado onde a pessoa efetuou o seu registro pela primeira vez. Cada Estado possui um número correspondente, o Rio Grande do Sul, por exemplo, é o algarismo zero, já o Estado de Minas Gerais é o número seis.

CEP

O significado dos números do CEP
Com o Código de Endereçamento Postal, o CEP, os números também não possuem significados aleatórios. Vale lembrar que o CEP é um sistema de códigos que tem por intuito facilitar a entrega de correspondências em todo o território nacional.
Quando foi criado em 1972, o CEP continha cinco dígitos, atualmente ele é composto por oito. Cada dígito de um CEP possui um significado. Olhando da esquerda para a direita, os dígitos apontam regiões, sub-regiões, setores, subsetores e identificadores de distribuição. O país possui dez regiões postais que constituem o primeiro dos algarismos. O Paraná e Santa Catarina, por exemplo, correspondem à região oito.

Número das casas

O significado dos números das casas
A numeração de casas também possui padrões que podem variar de país para país. No Brasil, na maior parte das vezes, a numeração aumenta de acordo com a distância em relação ao marco zero, ponto que geralmente se localiza na região central da cidade. O marco zero é a referência para estipular onde está o início da via e determinar qual lado da rua receberá casas com números ímpares ou pares.

Placas de carros

O significado dos números das placas de carros

No caso das placas de carros, as letras indicam o estado brasileiro e os números representam a série. No Estado de São Paulo, por exemplo, a série inicial é BFA – 0001 e a final é GKI – 9999.
Independente de placa, rua ou CEP, os números estão presentes na nossa vida, seja na hora de efetuarmos cálculos nas contas do final do mês ou em sonhos para jogarmos na loteria. Os números, místicos ou não, são infinitos.

Comente com o Facebook:

 
Curiosidade Sim © 2016. All Rights Reserved. Powered by Blogger
Top